Reclamações da cidade de São Paulo (SP) no PROCON

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Os moradores da cidade de São Paulo do estado de São Paulo realizaram um total de 30411 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em São Paulo a seguir.

Maiores Problemas em São Paulo no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores2666
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa2415
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato2000
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado1595
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização1585
não entrega / demora na entrega do produto1334
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo1142
dificuldade de contato / demora no atendimento1100
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados1037
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia732
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)682
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)621
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado540
cobrança após cancelamento do serviço510
sac - dificuldadede de contato / acesso489
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço471
sac - dificuldade para cancelar o serviço435
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo409
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)406
dificuldade para contratar / recusa injustificada337
renegociação / parcelamento de dívida320
produto entregue incompleto / diferente do pedido318
portabilidade não efetivada315
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento308
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)295
suspensão ou desligamento indevido do serviço289
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)289
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica269
cobrança por irregularidade ou defeito na medição244
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)241
dificuldade para alterar/ ativar serviços238
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça230
cancelamento de voo228
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço226
negativação indevida referente à pagamento já efetuado210
sac - descortesia / despreparo / demora201
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)200
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado196
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço194
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)191
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio189
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)187
cobrança de compra/saque não reconhecido183
funcionamento inadequado do serviço177
clonagem, fraude, furto e roubo176
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação168
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto155
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço147
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor137
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória132
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro130
bloqueio / suspensão indevida do serviço128
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor105
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)105
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida95
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização94
dificuldade / demora para cancelar o serviço 91
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc90
cartão não solicitado - envio ou cobrança88
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio79
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)78
serviço não realizado no prazo ou incompleto76
má qualidade do serviço70
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)69
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)67
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária66
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)64
falta de peça de reposição62
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)61
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência61
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)59
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking55
serviço indisponível para a região ou sem previsão48
margem consignável - bloqueio/ contestação47
cancelamento indevido da passagem de volta46
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)42
venda casada41
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)39
não entrega de cartão39
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)39
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)36
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)35
interrupção/instabilidade do fornecimento35
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado35
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo34
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico34
embalagem danificada / violada34
cobrança de valor para a devolução do produto32
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada32
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento32
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)32
suspensão indevida do fornecimento32
atraso de voo31
recall ? descumprimento, dúvida31
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia30
ausência / divergência de preço29
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente28
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)28
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares27
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia25
falha de segurança (furto, roubo, violação)24
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)24
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)23
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)23
dificuldade/recusa de resgate21
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento20
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras20
produto falsificado19
reajuste - discordância / dúvida18
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário18
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química17
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)17
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta15
descumprimento do estatuto do idoso15
divergência de peso, volume e quantidade14
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio13
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço12
ausência do profissional de saúde / responsável técnico10
contestação do valor de resgate10
falta de atendimento prioritário9
descumprimento de prazo para consulta/ exames8
recusa / dificuldade de atendimento emergencial8
atraso/ cancelamento do serviço7
não entrega / demora na entrega do imóvel7
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga7
faturamento mini/microgeração - erro no cálculo/uso dos créditos (energia solar, eólica etc)7
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada7
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação7
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro7
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)7
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos6
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual6
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo6
cobrança indevida por excesso de bagagem6
reajuste - descumprimento do estatuto do idoso5
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento5
não fornecimento da conta detalhada4
não entrega do contrato4
não recebimento de justificativa por escrito da negativa de cobertura3
não execução de obras de infraestrutura e benfeitorias3
produto sem inspeção / sem registro / registro falso3
adaptação de plano não efetivada3
produto entregue incompleto / diferente do contratado2
problemas na estrutura / problemas na construção não reparados2
dificuldade para embarque com bagagem de mão2
fila em banco2
dificuldade para conexão de mini/microgeração (energia solar, eólica etc)2
fechamento da instituição (descontinuidade do serviço)1
falta de acessibilidade ao idoso ou à pessoa com deficiência1
dificuldade na utilização de telefone público (danificado, créditos, falta conservação, sem funcionamento, ausência)1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel1
informação nutricional falsa / incompleta / inadequada sobre o produto1
inadequação dos serviços a pessoas com necessidade de assistência especial (embarque, assento, equipamentos etc)1
inadequação das instalações/ acomodações1
capitalização indevida de juros antes da entrega do imóvel1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação11777
contrato / oferta5289
atendimento / sac5041
vício de qualidade3984
informação2350
entrega do produto1711
saúde e segurança259


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em São Paulo

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

São Paulo possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em São Paulo. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica1806
Enel Distribuição São Paulo (Eletropaulo)1503
Serasa Experian 1467
Tim1317
Mercado Pago1218
Claro Celular1086
Latam Airlines (Tam)891
Decolar.com859
Gol Linhas Aéreas814
Mercado Livre780


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos10808
entre 21 a 30 anos7551
entre 41 a 50 anos5875
entre 51 a 60 anos3125
entre 61 a 70 anos1922
mais de 70 anos667
até 20 anos463


Reclamações separadas por local de compra em São Paulo

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de São Paulo que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet14740
Não comprei / contratei6260
Telefone4413
Loja física3462
Domicílio984
SMS / Mensagem de texto171
Ganhei de presente155
Catálogo151
Stand, feiras e eventos75

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.