Reclamações da cidade de Santo André (SP) no PROCON

Você está aqui:

Os moradores da cidade de Santo André do estado de São Paulo realizaram um total de 1790 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Santo André a seguir.

Maiores Problemas em Santo André no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores158
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa137
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado133
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato106
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização105
não entrega / demora na entrega do produto79
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo76
dificuldade de contato / demora no atendimento64
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados52
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia41
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)37
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço35
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)33
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado33
sac - dificuldade para cancelar o serviço31
cobrança após cancelamento do serviço28
renegociação / parcelamento de dívida24
sac - dificuldadede de contato / acesso23
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo23
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)23
portabilidade não efetivada22
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento20
produto entregue incompleto / diferente do pedido19
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço18
cobrança de compra/saque não reconhecido18
dificuldade para contratar / recusa injustificada17
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)17
suspensão ou desligamento indevido do serviço16
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)15
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio15
dificuldade para alterar/ ativar serviços14
funcionamento inadequado do serviço13
cobrança por irregularidade ou defeito na medição13
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)12
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)12
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto11
bloqueio / suspensão indevida do serviço11
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)11
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização10
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica10
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)10
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação10
cancelamento de voo9
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça9
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)9
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado9
negativação indevida referente à pagamento já efetuado9
sac - descortesia / despreparo / demora7
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço7
cartão não solicitado - envio ou cobrança7
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória6
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor6
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio6
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)6
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc6
má qualidade do serviço6
serviço não realizado no prazo ou incompleto5
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro5
dificuldade / demora para cancelar o serviço 5
interrupção/instabilidade do fornecimento4
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento4
clonagem, fraude, furto e roubo4
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico4
falta de peça de reposição4
venda casada4
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço4
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)4
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor3
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia3
recall ? descumprimento, dúvida3
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)3
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)3
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)3
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)3
margem consignável - bloqueio/ contestação3
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)3
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)3
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)2
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária2
atraso de voo2
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)2
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário2
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência2
dificuldade/recusa de resgate2
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento2
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida2
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
ausência / divergência de preço2
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)2
produto falsificado2
suspensão indevida do fornecimento2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)1
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking1
busca e apreensão indevida1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
falta de atendimento prioritário1
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação1
não entrega de cartão1
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)1
cancelamento indevido da passagem de volta1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento1
descumprimento do estatuto do idoso1
embalagem danificada / violada1
cobrança de valor para a devolução do produto1
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química1
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)1
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada1
ausência do profissional de saúde / responsável técnico1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço1
serviço indisponível para a região ou sem previsão1
falha de segurança (furto, roubo, violação)1
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)1
não fornecimento da conta detalhada1
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)1
descumprimento de prazo para consulta/ exames1
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta1
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia1
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação699
contrato / oferta314
atendimento / sac294
vício de qualidade225
informação141
entrega do produto99
saúde e segurança18


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Santo André

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Santo André possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Santo André. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica118
Serasa Experian 99
Enel Distribuição São Paulo (Eletropaulo)83
Mercado Pago77
Mercado Livre63
Decolar.com60
Claro Celular59
Gol Linhas Aéreas47
Tim46
Latam Airlines (Tam)45


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos594
entre 21 a 30 anos403
entre 41 a 50 anos374
entre 51 a 60 anos210
entre 61 a 70 anos132
mais de 70 anos45
até 20 anos32


Reclamações separadas por local de compra em Santo André

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Santo André que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet805
Não comprei / contratei436
Telefone248
Loja física217
Domicílio60
Catálogo9
SMS / Mensagem de texto9
Stand, feiras e eventos3
Ganhei de presente3

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.