Reclamações da cidade de Belém (PA) no PROCON

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Os moradores da cidade de Belém do estado do Pará realizaram um total de 1978 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Belém a seguir.

Maiores Problemas em Belém no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização264
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores168
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato133
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado122
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa116
não entrega / demora na entrega do produto78
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo76
dificuldade de contato / demora no atendimento61
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados46
sac - dificuldade para cancelar o serviço43
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)40
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)39
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia37
cancelamento de voo34
cobrança após cancelamento do serviço33
sac - dificuldadede de contato / acesso29
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado27
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)27
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo25
portabilidade não efetivada24
renegociação / parcelamento de dívida24
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)21
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)21
negativação indevida referente à pagamento já efetuado19
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica19
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço18
dificuldade para contratar / recusa injustificada17
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor16
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)15
funcionamento inadequado do serviço14
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça13
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto13
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)13
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária12
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação11
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro11
cobrança por irregularidade ou defeito na medição11
produto entregue incompleto / diferente do pedido11
cobrança de compra/saque não reconhecido10
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço10
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)10
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)9
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)9
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)9
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento9
suspensão ou desligamento indevido do serviço9
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)8
sac - descortesia / despreparo / demora8
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio8
dificuldade para alterar/ ativar serviços8
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor8
clonagem, fraude, furto e roubo7
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado6
margem consignável - bloqueio/ contestação6
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória6
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking6
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência5
má qualidade do serviço5
cartão não solicitado - envio ou cobrança5
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço5
bloqueio / suspensão indevida do serviço5
falta de peça de reposição5
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)5
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)5
dificuldade / demora para cancelar o serviço 5
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço4
cancelamento indevido da passagem de volta4
serviço não realizado no prazo ou incompleto4
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio4
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia3
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)3
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida3
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)3
venda casada3
não entrega de cartão3
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)2
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)2
atraso/ cancelamento do serviço2
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)2
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado2
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização2
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
produto falsificado2
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário2
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga2
interrupção/instabilidade do fornecimento2
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico2
suspensão indevida do fornecimento2
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento2
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)2
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)2
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)2
dificuldade para conexão de mini/microgeração (energia solar, eólica etc)1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
serviço indisponível para a região ou sem previsão1
divergência de peso, volume e quantidade1
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada1
embalagem danificada / violada1
atraso de voo1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento1
cobrança de valor para a devolução do produto1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação737
atendimento / sac309
informação304
vício de qualidade262
contrato / oferta260
entrega do produto91
saúde e segurança15


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Belém

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Belém possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Belém. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 233
Gol Linhas Aéreas91
Oi Fixo85
Equatorial Pará (CELPA)74
Latam Airlines (Tam)74
Tim73
Mercado Pago62
Claro Celular58
Vivo - Telefônica50
Mercado Livre49


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos678
entre 21 a 30 anos515
entre 41 a 50 anos357
entre 51 a 60 anos217
entre 61 a 70 anos115
mais de 70 anos52
até 20 anos44


Reclamações separadas por local de compra em Belém

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Belém que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet986
Não comprei / contratei474
Loja física233
Telefone205
Domicílio49
Ganhei de presente10
SMS / Mensagem de texto9
Catálogo6
Stand, feiras e eventos6

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.