Reclamações da cidade de São Bernardo do Campo (SP) no PROCON

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Os moradores da cidade de São Bernardo do Campo do estado de São Paulo realizaram um total de 1757 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em São Bernardo do Campo a seguir.

Maiores Problemas em São Bernardo do Campo no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa147
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores133
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização116
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato93
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado91
não entrega / demora na entrega do produto90
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo74
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados64
dificuldade de contato / demora no atendimento62
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia49
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)41
sac - dificuldadede de contato / acesso36
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)35
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado31
renegociação / parcelamento de dívida29
suspensão ou desligamento indevido do serviço26
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço26
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica23
cobrança após cancelamento do serviço23
sac - dificuldade para cancelar o serviço22
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)22
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)21
portabilidade não efetivada19
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento17
produto entregue incompleto / diferente do pedido17
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)16
dificuldade para alterar/ ativar serviços16
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo15
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)13
sac - descortesia / despreparo / demora13
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)13
negativação indevida referente à pagamento já efetuado12
dificuldade para contratar / recusa injustificada12
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)12
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio12
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço11
cobrança por irregularidade ou defeito na medição10
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking10
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto10
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro10
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço9
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor9
bloqueio / suspensão indevida do serviço9
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado9
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida8
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória8
funcionamento inadequado do serviço8
clonagem, fraude, furto e roubo8
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça7
cartão não solicitado - envio ou cobrança7
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)7
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço7
má qualidade do serviço6
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)6
cancelamento de voo6
cobrança de compra/saque não reconhecido5
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)5
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização5
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor5
serviço não realizado no prazo ou incompleto5
cobrança de valor para a devolução do produto5
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação5
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)5
margem consignável - bloqueio/ contestação5
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc5
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)5
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária4
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação4
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência4
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado4
serviço indisponível para a região ou sem previsão4
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio4
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)3
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)3
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)3
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)3
recall ? descumprimento, dúvida3
embalagem danificada / violada3
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)3
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico3
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)2
ausência / divergência de preço2
dificuldade / demora para cancelar o serviço 2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)2
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta2
não entrega de cartão2
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)2
interrupção/instabilidade do fornecimento2
falta de peça de reposição2
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)2
reajuste - discordância / dúvida2
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)2
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário1
suspensão indevida do fornecimento1
cancelamento indevido da passagem de volta1
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento1
recusa / dificuldade de atendimento emergencial1
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento1
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química1
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras1
contestação do valor de resgate1
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço1
falta de atendimento prioritário1
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada1
cobrança indevida por excesso de bagagem1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente1
dificuldade/recusa de resgate1
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)1
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro1
inadequação das instalações/ acomodações1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
não entrega do contrato1
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação636
atendimento / sac304
contrato / oferta282
vício de qualidade251
informação155
entrega do produto113
saúde e segurança16


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em São Bernardo do Campo

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

São Bernardo do Campo possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em São Bernardo do Campo. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 114
Vivo - Telefônica100
Mercado Pago87
Enel Distribuição São Paulo (Eletropaulo)80
Claro Celular58
Caixa Econômica Federal53
Tim50
Mercado Livre50
NET45
Decolar.com45


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos589
entre 21 a 30 anos440
entre 41 a 50 anos351
entre 51 a 60 anos204
entre 61 a 70 anos105
até 20 anos40
mais de 70 anos28


Reclamações separadas por local de compra em São Bernardo do Campo

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de São Bernardo do Campo que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet783
Não comprei / contratei411
Telefone245
Loja física231
Domicílio50
SMS / Mensagem de texto17
Ganhei de presente12
Catálogo5
Stand, feiras e eventos3

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.