Reclamações da cidade de Guarulhos (SP) no PROCON

Você está aqui:

Os moradores da cidade de Guarulhos do estado de São Paulo realizaram um total de 2243 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Guarulhos a seguir.

Maiores Problemas em Guarulhos no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização251
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa159
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores153
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato134
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado122
dificuldade de contato / demora no atendimento102
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados97
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo80
não entrega / demora na entrega do produto79
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)66
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia48
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo41
sac - dificuldadede de contato / acesso37
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado37
portabilidade não efetivada35
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço34
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)31
cobrança após cancelamento do serviço30
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)27
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro26
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)26
sac - dificuldade para cancelar o serviço24
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica24
dificuldade para contratar / recusa injustificada24
renegociação / parcelamento de dívida23
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço23
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)22
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)21
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento21
suspensão ou desligamento indevido do serviço21
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)20
negativação indevida referente à pagamento já efetuado20
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio16
produto entregue incompleto / diferente do pedido16
sac - descortesia / despreparo / demora15
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor15
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)13
funcionamento inadequado do serviço13
cobrança de compra/saque não reconhecido12
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça11
dificuldade para alterar/ ativar serviços11
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização11
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço10
bloqueio / suspensão indevida do serviço10
cobrança por irregularidade ou defeito na medição10
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto9
cancelamento de voo9
má qualidade do serviço8
serviço não realizado no prazo ou incompleto7
não entrega de cartão7
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida7
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço7
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação6
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor6
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc6
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)6
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória5
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)5
falta de peça de reposição5
cartão não solicitado - envio ou cobrança5
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)5
clonagem, fraude, furto e roubo5
recusa / dificuldade de atendimento emergencial4
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)4
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio4
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária4
recall ? descumprimento, dúvida4
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)4
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada4
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado4
atraso de voo4
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)4
dificuldade / demora para cancelar o serviço 4
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)3
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia3
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente3
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência3
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)3
margem consignável - bloqueio/ contestação3
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking3
serviço indisponível para a região ou sem previsão3
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo3
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)3
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento2
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)2
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)2
reajuste - discordância / dúvida2
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)2
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário1
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado1
ausência do profissional de saúde / responsável técnico1
dificuldade na utilização de telefone público (danificado, créditos, falta conservação, sem funcionamento, ausência)1
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)1
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)1
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento1
divergência de peso, volume e quantidade1
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada1
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta1
dificuldade/recusa de resgate1
cobrança de valor para a devolução do produto1
fila em banco1
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico1
produto falsificado1
cancelamento indevido da passagem de volta1
falta de atendimento prioritário1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
embalagem danificada / violada1
venda casada1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
interrupção/instabilidade do fornecimento1
dificuldade na manutenção do plano - aposentado/ demitido1
adaptação de plano não efetivada1
produto sem inspeção / sem registro / registro falso1
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação816
atendimento / sac378
contrato / oferta368
informação295
vício de qualidade274
entrega do produto97
saúde e segurança15


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Guarulhos

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Guarulhos possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Guarulhos. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 227
Vivo - Telefônica120
Mercado Pago118
Mercado Livre93
Tim78
Claro Celular71
Caixa Econômica Federal47
Claro TV 45
Decolar.com45
Banco Bradesco41


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos792
entre 21 a 30 anos663
entre 41 a 50 anos383
entre 51 a 60 anos175
entre 61 a 70 anos119
mais de 70 anos66
até 20 anos45


Reclamações separadas por local de compra em Guarulhos

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Guarulhos que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet1010
Não comprei / contratei517
Telefone334
Loja física292
Domicílio53
SMS / Mensagem de texto20
Catálogo7
Ganhei de presente6
Stand, feiras e eventos4

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.