Reclamações da cidade de Campinas (SP) no PROCON

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Os moradores da cidade de Campinas do estado de São Paulo realizaram um total de 2083 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Campinas a seguir.

Maiores Problemas em Campinas no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa211
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores186
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização156
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado114
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato110
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo86
dificuldade de contato / demora no atendimento78
não entrega / demora na entrega do produto76
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados51
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)51
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia47
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)44
sac - dificuldadede de contato / acesso38
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo38
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado33
sac - dificuldade para cancelar o serviço32
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço31
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)30
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)28
portabilidade não efetivada27
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)26
suspensão ou desligamento indevido do serviço26
cancelamento de voo25
cobrança após cancelamento do serviço24
renegociação / parcelamento de dívida23
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento22
dificuldade para alterar/ ativar serviços21
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)18
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço17
produto entregue incompleto / diferente do pedido16
cobrança de compra/saque não reconhecido16
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)14
dificuldade para contratar / recusa injustificada14
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)14
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica14
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço14
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço13
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)13
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio13
negativação indevida referente à pagamento já efetuado11
clonagem, fraude, furto e roubo11
funcionamento inadequado do serviço11
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça11
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto9
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor9
bloqueio / suspensão indevida do serviço8
cartão não solicitado - envio ou cobrança8
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação8
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária8
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)8
sac - descortesia / despreparo / demora7
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida7
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro7
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor7
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)7
dificuldade / demora para cancelar o serviço 6
cancelamento indevido da passagem de volta6
falta de peça de reposição6
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio6
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização5
margem consignável - bloqueio/ contestação5
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória5
má qualidade do serviço5
cobrança por irregularidade ou defeito na medição4
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia4
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)4
serviço indisponível para a região ou sem previsão4
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking4
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência3
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado3
reajuste - discordância / dúvida3
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)3
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente3
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc3
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)3
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo3
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)3
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)2
recall ? descumprimento, dúvida2
cobrança indevida por excesso de bagagem2
cobrança de valor para a devolução do produto2
recusa / dificuldade de atendimento emergencial2
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada2
produto falsificado2
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)2
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)2
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)2
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)1
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)1
não entrega / demora na entrega do imóvel1
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta1
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)1
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)1
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos1
atraso de voo1
ausência / divergência de preço1
venda casada1
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)1
suspensão indevida do fornecimento1
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico1
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento1
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)1
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário1
não entrega de cartão1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel1
serviço não realizado no prazo ou incompleto1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação746
contrato / oferta403
atendimento / sac356
vício de qualidade261
informação205
entrega do produto96
saúde e segurança16


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Campinas

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Campinas possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Campinas. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 142
Vivo - Telefônica123
Mercado Pago104
NET73
Claro Celular64
Decolar.com64
Banco C6 Consignado (Banco Ficsa)57
Mercado Livre56
Tim53
Gol Linhas Aéreas51


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos733
entre 21 a 30 anos520
entre 41 a 50 anos377
entre 51 a 60 anos185
entre 61 a 70 anos173
mais de 70 anos67
até 20 anos28


Reclamações separadas por local de compra em Campinas

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Campinas que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet1002
Não comprei / contratei455
Telefone301
Loja física252
Domicílio30
SMS / Mensagem de texto14
Ganhei de presente12
Catálogo9
Stand, feiras e eventos8

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.