Reclamações da cidade de Santa Maria (RS) no PROCON

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Os moradores da cidade de Santa Maria do estado do Rio Grande do Sul realizaram um total de 1366 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Santa Maria a seguir.

Maiores Problemas em Santa Maria no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado186
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato107
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa83
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores80
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados64
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia49
não entrega / demora na entrega do produto47
sac - dificuldadede de contato / acesso44
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo44
dificuldade de contato / demora no atendimento40
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização39
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado37
renegociação / parcelamento de dívida34
cobrança após cancelamento do serviço28
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)24
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo23
sac - dificuldade para cancelar o serviço23
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica22
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)17
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico16
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)15
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio14
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)14
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória13
cancelamento de voo13
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço13
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)12
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)12
dificuldade para alterar/ ativar serviços10
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço10
negativação indevida referente à pagamento já efetuado10
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)9
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça9
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento9
dificuldade para contratar / recusa injustificada9
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço9
portabilidade não efetivada8
clonagem, fraude, furto e roubo8
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)8
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço7
produto entregue incompleto / diferente do pedido7
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)7
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking7
funcionamento inadequado do serviço6
cobrança de compra/saque não reconhecido6
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor6
cartão não solicitado - envio ou cobrança5
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor5
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)5
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)4
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc4
sac - descortesia / despreparo / demora4
suspensão ou desligamento indevido do serviço4
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização4
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)3
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)3
dificuldade / demora para cancelar o serviço 3
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio3
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)3
cobrança por irregularidade ou defeito na medição3
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação3
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)3
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência3
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida3
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)2
cancelamento indevido da passagem de volta2
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)2
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado2
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária2
falta de peça de reposição2
embalagem danificada / violada2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto2
margem consignável - bloqueio/ contestação2
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras2
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento1
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo1
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)1
bloqueio / suspensão indevida do serviço1
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado1
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)1
má qualidade do serviço1
não entrega / demora na entrega do imóvel1
recall ? descumprimento, dúvida1
dificuldade/recusa de resgate1
busca e apreensão indevida1
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)1
cobrança de valor para a devolução do produto1
cobrança indevida por excesso de bagagem1
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares1
ausência / divergência de preço1
ausência do profissional de saúde / responsável técnico1
falha de segurança (furto, roubo, violação)1
atraso de voo1
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta1
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação649
atendimento / sac208
contrato / oferta207
vício de qualidade180
informação60
entrega do produto57
saúde e segurança5


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Santa Maria

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Santa Maria possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Santa Maria. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica109
Claro Celular69
Oi Fixo65
NET46
Caixa Seguradora42
Mercado Pago36
Banco C6 Consignado (Banco Ficsa)36
Rio Grande Seguros e Previdência35
Tim33
Magazineluiza.com32


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos376
entre 21 a 30 anos310
entre 51 a 60 anos218
entre 41 a 50 anos217
entre 61 a 70 anos166
mais de 70 anos65
até 20 anos14


Reclamações separadas por local de compra em Santa Maria

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Santa Maria que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet462
Não comprei / contratei347
Loja física279
Telefone218
Domicílio26
Stand, feiras e eventos18
SMS / Mensagem de texto9
Catálogo6
Ganhei de presente1

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.