Reclamações da cidade de Porto Alegre (RS) no PROCON

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Os moradores da cidade de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul realizaram um total de 3469 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Porto Alegre a seguir.

Maiores Problemas em Porto Alegre no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço355
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores291
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa251
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato209
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado205
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo189
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização160
não entrega / demora na entrega do produto127
dificuldade de contato / demora no atendimento91
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia86
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados70
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)67
sac - dificuldade para cancelar o serviço66
sac - dificuldadede de contato / acesso62
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço55
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo53
cobrança após cancelamento do serviço52
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado48
cancelamento de voo47
portabilidade não efetivada43
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)40
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)34
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica34
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)31
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)30
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)29
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)28
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)28
produto entregue incompleto / diferente do pedido28
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor27
renegociação / parcelamento de dívida27
dificuldade para contratar / recusa injustificada25
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação25
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)24
negativação indevida referente à pagamento já efetuado23
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento20
dificuldade para alterar/ ativar serviços19
dificuldade / demora para cancelar o serviço 19
sac - descortesia / despreparo / demora19
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização18
cartão não solicitado - envio ou cobrança17
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória16
suspensão ou desligamento indevido do serviço16
clonagem, fraude, furto e roubo15
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço15
bloqueio / suspensão indevida do serviço15
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro14
cobrança de compra/saque não reconhecido14
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto14
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio13
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor13
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)11
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça11
funcionamento inadequado do serviço9
falta de peça de reposição9
margem consignável - bloqueio/ contestação9
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida8
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço8
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio7
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)7
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)7
atraso de voo7
serviço indisponível para a região ou sem previsão7
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking7
má qualidade do serviço7
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)6
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico6
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia6
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência6
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária6
cancelamento indevido da passagem de volta6
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente6
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)5
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)5
embalagem danificada / violada5
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)5
não entrega de cartão5
recall ? descumprimento, dúvida4
serviço não realizado no prazo ou incompleto4
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)4
dificuldade/recusa de resgate4
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado4
produto falsificado4
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)3
interrupção/instabilidade do fornecimento3
falta de atendimento prioritário3
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares3
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc3
divergência de peso, volume e quantidade2
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
não fornecimento da conta detalhada2
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)2
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)2
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos2
cobrança de valor para a devolução do produto2
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
não entrega / demora na entrega do imóvel1
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)1
contestação do valor de resgate1
venda casada1
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)1
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)1
não entrega do contrato1
recusa / dificuldade de atendimento emergencial1
busca e apreensão indevida1
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta1
dificuldade na utilização de telefone público (danificado, créditos, falta conservação, sem funcionamento, ausência)1
reajuste - discordância / dúvida1
ausência / divergência de preço1
problemas na estrutura / problemas na construção não reparados1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação1165
contrato / oferta893
atendimento / sac571
vício de qualidade412
informação247
entrega do produto161
saúde e segurança20


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Porto Alegre

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Porto Alegre possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Porto Alegre. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica173
Serasa Experian 155
Gol Linhas Aéreas141
Latam Airlines (Tam)125
Claro Celular118
Caixa Econômica Federal94
Facta Financeira93
Decolar.com90
NET90
Banco BMG82


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos1149
entre 21 a 30 anos693
entre 41 a 50 anos544
entre 61 a 70 anos437
entre 51 a 60 anos412
mais de 70 anos202
até 20 anos32


Reclamações separadas por local de compra em Porto Alegre

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Porto Alegre que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet1626
Loja física775
Não comprei / contratei596
Telefone411
Domicílio31
Ganhei de presente14
SMS / Mensagem de texto7
Catálogo5
Stand, feiras e eventos4

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.