Reclamações da cidade de Natal (RN) no PROCON

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Os moradores da cidade de Natal do estado do Rio Grande do Norte realizaram um total de 1295 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Natal a seguir.

Maiores Problemas em Natal no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa140
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização127
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores100
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato64
renegociação / parcelamento de dívida59
não entrega / demora na entrega do produto58
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado56
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados40
dificuldade de contato / demora no atendimento38
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)32
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia30
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo28
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)22
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço20
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)20
sac - dificuldadede de contato / acesso19
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica17
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)17
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor17
cancelamento de voo17
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado16
dificuldade para contratar / recusa injustificada15
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço15
sac - dificuldade para cancelar o serviço13
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida12
cobrança após cancelamento do serviço11
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento11
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)11
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor11
produto entregue incompleto / diferente do pedido11
cobrança de compra/saque não reconhecido11
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)10
funcionamento inadequado do serviço9
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço9
negativação indevida referente à pagamento já efetuado9
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)9
portabilidade não efetivada9
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)8
dificuldade para alterar/ ativar serviços8
suspensão ou desligamento indevido do serviço8
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo8
falta de peça de reposição7
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio7
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)7
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro6
bloqueio / suspensão indevida do serviço6
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)6
sac - descortesia / despreparo / demora5
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização5
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc5
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio4
serviço não realizado no prazo ou incompleto4
cobrança de valor para a devolução do produto4
cartão não solicitado - envio ou cobrança4
clonagem, fraude, furto e roubo4
margem consignável - bloqueio/ contestação4
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça4
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço4
dificuldade / demora para cancelar o serviço 3
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação3
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto3
recall ? descumprimento, dúvida3
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória3
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking3
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)3
má qualidade do serviço3
não entrega de cartão3
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária2
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)2
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)2
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)2
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)2
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)1
interrupção/instabilidade do fornecimento1
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio1
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)1
produto sem inspeção / sem registro / registro falso1
cobrança por irregularidade ou defeito na medição1
não fornecimento da conta detalhada1
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)1
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)1
reajuste - discordância / dúvida1
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)1
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado1
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo1
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada1
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário1
atraso de voo1
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado1
cancelamento indevido da passagem de volta1
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)1
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química1
ausência / divergência de preço1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação483
contrato / oferta261
atendimento / sac166
vício de qualidade155
informação149
entrega do produto70
saúde e segurança11


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Natal

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Natal possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Natal. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 120
Gol Linhas Aéreas52
Tim50
Magazineluiza.com49
Caixa Econômica Federal43
Latam Airlines (Tam)40
Mercado Pago36
Claro Celular30
Mercado Livre28
Vivo - Telefônica25


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos444
entre 21 a 30 anos372
entre 41 a 50 anos197
entre 51 a 60 anos141
entre 61 a 70 anos105
até 20 anos19
mais de 70 anos17


Reclamações separadas por local de compra em Natal

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Natal que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet667
Não comprei / contratei285
Loja física194
Telefone120
Domicílio8
Stand, feiras e eventos8
SMS / Mensagem de texto7
Catálogo3
Ganhei de presente3

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.