Reclamações da cidade de Rio de Janeiro (RJ) no PROCON

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Os moradores da cidade de Rio de Janeiro do estado do Rio de Janeiro realizaram um total de 15258 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Rio de Janeiro a seguir.

Maiores Problemas em Rio de Janeiro no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa1252
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores1110
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato916
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização778
não entrega / demora na entrega do produto766
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo724
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado695
dificuldade de contato / demora no atendimento478
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)474
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados465
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia361
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)318
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo315
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)293
sac - dificuldade para cancelar o serviço255
sac - dificuldadede de contato / acesso255
cobrança após cancelamento do serviço237
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado223
dificuldade para contratar / recusa injustificada195
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço195
produto entregue incompleto / diferente do pedido179
portabilidade não efetivada171
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento161
cancelamento de voo161
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica160
suspensão ou desligamento indevido do serviço160
renegociação / parcelamento de dívida157
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)157
dificuldade para alterar/ ativar serviços139
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço117
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)113
cobrança por irregularidade ou defeito na medição111
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor107
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)107
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)103
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)94
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto93
negativação indevida referente à pagamento já efetuado91
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça89
funcionamento inadequado do serviço87
serviço indisponível para a região ou sem previsão87
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)86
sac - descortesia / despreparo / demora84
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço82
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória79
bloqueio / suspensão indevida do serviço77
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio74
reajuste - discordância / dúvida72
cobrança de compra/saque não reconhecido72
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação68
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro66
serviço não realizado no prazo ou incompleto57
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor56
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado54
clonagem, fraude, furto e roubo54
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização50
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc50
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço50
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)50
dificuldade / demora para cancelar o serviço 47
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)45
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)42
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio42
má qualidade do serviço41
cartão não solicitado - envio ou cobrança37
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária37
não entrega de cartão37
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência31
cancelamento indevido da passagem de volta28
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)27
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)27
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking26
margem consignável - bloqueio/ contestação24
falta de peça de reposição23
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida22
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)22
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)21
suspensão indevida do fornecimento21
atraso de voo20
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)20
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)19
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia19
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)19
venda casada18
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo17
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico17
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)16
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento16
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente15
interrupção/instabilidade do fornecimento15
recall ? descumprimento, dúvida15
embalagem danificada / violada15
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado15
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento14
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)13
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)13
dificuldade/recusa de resgate12
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)11
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)11
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares10
falta de atendimento prioritário10
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia9
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)9
cobrança de valor para a devolução do produto8
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário8
faturamento mini/microgeração - erro no cálculo/uso dos créditos (energia solar, eólica etc)7
falha de segurança (furto, roubo, violação)7
produto falsificado7
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)7
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada6
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química6
divergência de peso, volume e quantidade6
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual6
alteração de odor, sabor e aspecto da água6
dificuldade na utilização de telefone público (danificado, créditos, falta conservação, sem funcionamento, ausência)5
ausência / divergência de preço5
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro4
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos4
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio4
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço4
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo4
não fornecimento da conta detalhada3
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta3
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras3
recusa / dificuldade de atendimento emergencial3
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga3
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada3
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)2
busca e apreensão indevida2
ausência do profissional de saúde / responsável técnico2
descumprimento do estatuto do idoso2
inadequação dos serviços a pessoas com necessidade de assistência especial (embarque, assento, equipamentos etc)2
problemas na estrutura / problemas na construção não reparados2
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento2
dificuldade para conexão de mini/microgeração (energia solar, eólica etc)2
adaptação de plano não efetivada2
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação2
inadequação das instalações/ acomodações2
contestação do valor de resgate2
cobrança indevida por excesso de bagagem2
dificuldade para mudança de poste/rede (instalado pela concessionária)2
capitalização indevida de juros antes da entrega do imóvel2
produto entregue incompleto / diferente do contratado1
reajuste - descumprimento do estatuto do idoso1
descumprimento de prazo para consulta/ exames1
dificuldade para embarque com bagagem de mão1
não entrega / demora na entrega do imóvel1
fila em banco1
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)1
atraso/ cancelamento do serviço1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação5325
contrato / oferta2696
atendimento / sac2601
vício de qualidade2362
informação1137
entrega do produto965
saúde e segurança172


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Rio de Janeiro

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Rio de Janeiro possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Rio de Janeiro. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Oi Fixo834
Serasa Experian 740
Light642
Tim627
Vivo - Telefônica607
Gol Linhas Aéreas574
Claro Celular547
NET423
Caixa Econômica Federal380
Decolar.com377


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos5300
entre 41 a 50 anos2992
entre 21 a 30 anos2932
entre 51 a 60 anos1793
entre 61 a 70 anos1417
mais de 70 anos661
até 20 anos163


Reclamações separadas por local de compra em Rio de Janeiro

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Rio de Janeiro que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet7331
Não comprei / contratei3143
Telefone2347
Loja física1772
Domicílio424
Ganhei de presente72
Stand, feiras e eventos66
SMS / Mensagem de texto61
Catálogo42

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.