Reclamações da cidade de Curitiba (PR) no PROCON

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Os moradores da cidade de Curitiba do estado do Paraná realizaram um total de 11912 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Curitiba a seguir.

Maiores Problemas em Curitiba no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato1057
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores989
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa969
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado910
não entrega / demora na entrega do produto460
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo424
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados365
cobrança após cancelamento do serviço349
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização348
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia332
dificuldade de contato / demora no atendimento327
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado310
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)269
sac - dificuldade para cancelar o serviço260
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)244
sac - dificuldadede de contato / acesso195
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo189
renegociação / parcelamento de dívida187
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço172
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória160
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)155
produto entregue incompleto / diferente do pedido132
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento131
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)119
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)108
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça108
dificuldade para contratar / recusa injustificada97
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio96
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)92
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço91
cancelamento de voo88
negativação indevida referente à pagamento já efetuado88
suspensão ou desligamento indevido do serviço87
dificuldade para alterar/ ativar serviços86
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)86
portabilidade não efetivada77
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica69
cobrança de compra/saque não reconhecido61
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)61
sac - descortesia / despreparo / demora57
clonagem, fraude, furto e roubo55
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação52
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço50
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço50
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor47
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor47
bloqueio / suspensão indevida do serviço45
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto42
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)39
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc38
cartão não solicitado - envio ou cobrança38
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro37
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)37
dificuldade / demora para cancelar o serviço 36
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização35
serviço não realizado no prazo ou incompleto34
funcionamento inadequado do serviço34
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida33
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)27
má qualidade do serviço27
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio26
falta de peça de reposição25
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)24
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária23
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)22
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking22
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente19
serviço indisponível para a região ou sem previsão19
interrupção/instabilidade do fornecimento19
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)19
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico19
cancelamento indevido da passagem de volta18
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)17
não entrega de cartão17
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência17
margem consignável - bloqueio/ contestação16
recall ? descumprimento, dúvida16
cobrança por irregularidade ou defeito na medição16
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)15
cobrança de valor para a devolução do produto15
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado15
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)14
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)14
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)13
reajuste - discordância / dúvida11
produto falsificado10
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia10
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado10
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia9
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)9
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)9
falha de segurança (furto, roubo, violação)9
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo8
venda casada8
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)8
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)8
dificuldade/recusa de resgate7
recusa / dificuldade de atendimento emergencial7
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)7
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio7
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada7
busca e apreensão indevida7
embalagem danificada / violada7
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço6
atraso de voo6
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta6
problemas na estrutura / problemas na construção não reparados5
ausência / divergência de preço5
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento5
não fornecimento da conta detalhada5
fila em banco5
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)5
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química4
divergência de peso, volume e quantidade4
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação3
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento3
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares3
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário3
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada3
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)2
descumprimento do estatuto do idoso2
inadequação das instalações/ acomodações2
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro2
contestação do valor de resgate2
reajuste - descumprimento do estatuto do idoso2
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras2
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos2
produto entregue incompleto / diferente do contratado2
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)2
atraso/ cancelamento do serviço2
não fornecimento de nota fiscal/recibo1
descumprimento de prazo para consulta/ exames1
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)1
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento1
dificuldade para mudança de poste/rede (instalado pela concessionária)1
suspensão indevida do fornecimento1
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo1
falta de acessibilidade ao idoso ou à pessoa com deficiência1
ausência do profissional de saúde / responsável técnico1
não entrega / demora na entrega do imóvel1
dificuldade na manutenção do plano - aposentado/ demitido1
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga1
cobrança indevida por excesso de bagagem1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação5308
contrato / oferta2143
atendimento / sac1803
vício de qualidade1416
entrega do produto616
informação558
saúde e segurança68


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Curitiba

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Curitiba possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Curitiba. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Tim1031
Vivo - Telefônica776
Oi Fixo422
Claro Celular415
Caixa Econômica Federal394
Decolar.com324
Serasa Experian 314
Latam Airlines (Tam)275
NET269
Claro TV 264


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos4061
entre 21 a 30 anos2636
entre 41 a 50 anos2476
entre 51 a 60 anos1439
entre 61 a 70 anos853
mais de 70 anos314
até 20 anos133


Reclamações separadas por local de compra em Curitiba

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Curitiba que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet5043
Não comprei / contratei2634
Telefone2006
Loja física1774
Domicílio266
SMS / Mensagem de texto76
Catálogo44
Ganhei de presente43
Stand, feiras e eventos26

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.