Reclamações da cidade de Recife (PE) no PROCON

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Os moradores da cidade de Recife do estado de Pernambuco realizaram um total de 3201 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Recife a seguir.

Maiores Problemas em Recife no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa295
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores270
não entrega / demora na entrega do produto188
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato181
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização179
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado178
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo121
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)106
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados83
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia81
renegociação / parcelamento de dívida74
dificuldade de contato / demora no atendimento70
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)66
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)58
cobrança após cancelamento do serviço53
sac - dificuldadede de contato / acesso53
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço52
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento48
sac - dificuldade para cancelar o serviço47
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)44
cancelamento de voo44
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado41
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo39
produto entregue incompleto / diferente do pedido35
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica33
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)29
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória26
portabilidade não efetivada26
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)25
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação23
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor23
sac - descortesia / despreparo / demora22
suspensão ou desligamento indevido do serviço21
negativação indevida referente à pagamento já efetuado20
dificuldade para contratar / recusa injustificada19
dificuldade para alterar/ ativar serviços19
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça18
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)18
cobrança de compra/saque não reconhecido18
serviço indisponível para a região ou sem previsão17
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)17
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço17
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço16
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização15
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)15
funcionamento inadequado do serviço14
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio13
bloqueio / suspensão indevida do serviço13
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço13
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor11
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida11
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro11
cobrança por irregularidade ou defeito na medição10
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)10
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto9
cancelamento indevido da passagem de volta9
dificuldade / demora para cancelar o serviço 9
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)8
falta de peça de reposição8
interrupção/instabilidade do fornecimento8
não entrega de cartão8
má qualidade do serviço8
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)7
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio7
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado7
clonagem, fraude, furto e roubo7
serviço não realizado no prazo ou incompleto7
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)6
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)6
recall ? descumprimento, dúvida6
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking6
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo5
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado5
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta5
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária5
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência5
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)4
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico4
cartão não solicitado - envio ou cobrança4
venda casada4
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)4
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)4
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)4
reajuste - discordância / dúvida3
produto falsificado3
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)3
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada3
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente3
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc3
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio3
ausência / divergência de preço3
cobrança de valor para a devolução do produto3
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)3
embalagem danificada / violada3
margem consignável - bloqueio/ contestação3
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)2
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)2
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)2
atraso de voo2
fila em banco2
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares2
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço2
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)1
atraso/ cancelamento do serviço1
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro1
recusa / dificuldade de atendimento emergencial1
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos1
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo1
contestação do valor de resgate1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química1
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento1
adaptação de plano não efetivada1
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia1
dificuldade/recusa de resgate1
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento1
reajuste - descumprimento do estatuto do idoso1
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)1
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)1
produto sem inspeção / sem registro / registro falso1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação1237
contrato / oferta600
atendimento / sac444
vício de qualidade419
informação249
entrega do produto233
saúde e segurança19


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Recife

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Recife possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Recife. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica177
Serasa Experian 158
Tim142
Gol Linhas Aéreas109
Caixa Econômica Federal89
Decolar.com86
Banco Bradesco78
Mercado Pago76
Claro Celular75
Celpe70


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos1178
entre 21 a 30 anos769
entre 41 a 50 anos524
entre 51 a 60 anos326
entre 61 a 70 anos267
mais de 70 anos88
até 20 anos49


Reclamações separadas por local de compra em Recife

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Recife que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet1534
Não comprei / contratei651
Loja física516
Telefone398
Domicílio61
Ganhei de presente18
SMS / Mensagem de texto8
Catálogo8
Stand, feiras e eventos7

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.