Reclamações da cidade de Belo Horizonte (MG) no PROCON

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Os moradores da cidade de Belo Horizonte do estado de Minas Gerais realizaram um total de 9269 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Belo Horizonte a seguir.

Maiores Problemas em Belo Horizonte no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa938
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores925
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato691
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado512
não entrega / demora na entrega do produto475
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo366
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização335
dificuldade de contato / demora no atendimento312
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados254
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia249
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço195
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado172
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)172
sac - dificuldade para cancelar o serviço152
cobrança após cancelamento do serviço143
sac - dificuldadede de contato / acesso137
cancelamento de voo137
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo134
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)132
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)127
produto entregue incompleto / diferente do pedido104
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)91
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)89
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica81
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)81
renegociação / parcelamento de dívida79
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)77
dificuldade para contratar / recusa injustificada77
suspensão ou desligamento indevido do serviço75
dificuldade para alterar/ ativar serviços74
portabilidade não efetivada69
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)66
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço62
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço61
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento60
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio59
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor58
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça57
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória55
cobrança de compra/saque não reconhecido52
clonagem, fraude, furto e roubo51
negativação indevida referente à pagamento já efetuado50
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto42
sac - descortesia / despreparo / demora39
funcionamento inadequado do serviço39
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)39
bloqueio / suspensão indevida do serviço38
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)37
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária37
dificuldade / demora para cancelar o serviço 37
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação35
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida34
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro34
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização32
cartão não solicitado - envio ou cobrança28
cobrança por irregularidade ou defeito na medição26
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio26
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc24
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking24
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)23
serviço não realizado no prazo ou incompleto23
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor22
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)21
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço20
cancelamento indevido da passagem de volta20
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico19
margem consignável - bloqueio/ contestação18
serviço indisponível para a região ou sem previsão17
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência17
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)17
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)15
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares15
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)14
cobrança de valor para a devolução do produto14
falta de peça de reposição14
má qualidade do serviço14
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo13
produto falsificado12
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)12
atraso de voo11
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)11
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)11
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)11
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado11
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente10
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)9
falha de segurança (furto, roubo, violação)8
reajuste - discordância / dúvida8
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado8
interrupção/instabilidade do fornecimento8
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta7
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)6
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento6
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia6
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço6
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)6
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)6
suspensão indevida do fornecimento5
venda casada5
dificuldade/recusa de resgate5
recall ? descumprimento, dúvida5
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento5
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)5
não entrega de cartão5
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual4
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário4
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia4
ausência / divergência de preço4
inadequação das instalações/ acomodações4
falta de atendimento prioritário4
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada3
cobrança indevida por excesso de bagagem3
embalagem danificada / violada3
não entrega / demora na entrega do imóvel3
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras3
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo3
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro3
não fornecimento da conta detalhada3
divergência de peso, volume e quantidade3
contestação do valor de resgate3
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)3
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos2
busca e apreensão indevida2
descumprimento do estatuto do idoso2
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio2
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química2
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)2
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada2
dificuldade para embarque com bagagem de mão2
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação2
recusa / dificuldade de atendimento emergencial2
fila em banco1
ausência do profissional de saúde / responsável técnico1
cobrança irregular de taxa condominial1
não entrega do contrato1
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)1
fechamento da instituição (descontinuidade do serviço)1
alteração de odor, sabor e aspecto da água1
atraso/ cancelamento do serviço1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento1
capitalização indevida de juros antes da entrega do imóvel1
1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação3590
contrato / oferta1875
atendimento / sac1405
vício de qualidade1229
entrega do produto600
informação509
saúde e segurança60
1


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Belo Horizonte

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Belo Horizonte possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Belo Horizonte. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica453
Tim338
Gol Linhas Aéreas334
Latam Airlines (Tam)322
Serasa Experian 291
Decolar.com279
Azul Linhas Aéreas277
Claro Celular260
NET226
Americanas.com221


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos3450
entre 21 a 30 anos2225
entre 41 a 50 anos1628
entre 51 a 60 anos939
entre 61 a 70 anos650
mais de 70 anos272
até 20 anos105


Reclamações separadas por local de compra em Belo Horizonte

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Belo Horizonte que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet4877
Não comprei / contratei1867
Telefone1216
Loja física994
Domicílio174
Ganhei de presente56
SMS / Mensagem de texto34
Catálogo25
Stand, feiras e eventos25
Desconhecido1

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.