Reclamações da cidade de São Luís (MA) no PROCON

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Os moradores da cidade de São Luís do estado do Maranhão realizaram um total de 2063 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em São Luís a seguir.

Maiores Problemas em São Luís no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização176
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado164
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato150
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa145
renegociação / parcelamento de dívida128
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores114
não entrega / demora na entrega do produto73
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo53
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados52
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)50
dificuldade de contato / demora no atendimento48
cobrança após cancelamento do serviço43
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor41
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)38
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia36
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado33
sac - dificuldade para cancelar o serviço30
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)30
cancelamento de voo29
portabilidade não efetivada28
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo25
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)24
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)24
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)24
sac - dificuldadede de contato / acesso24
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço20
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)19
dificuldade para contratar / recusa injustificada19
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento18
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)16
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço14
cobrança de compra/saque não reconhecido14
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação14
negativação indevida referente à pagamento já efetuado13
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida13
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)13
suspensão ou desligamento indevido do serviço13
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)12
funcionamento inadequado do serviço12
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica12
dificuldade para alterar/ ativar serviços11
cartão não solicitado - envio ou cobrança10
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio9
dificuldade / demora para cancelar o serviço 9
sac - descortesia / despreparo / demora9
produto entregue incompleto / diferente do pedido8
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto8
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc8
bloqueio / suspensão indevida do serviço8
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada7
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço6
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio6
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)6
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça6
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor6
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço6
margem consignável - bloqueio/ contestação6
clonagem, fraude, furto e roubo5
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização5
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)5
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)5
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)4
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado4
serviço indisponível para a região ou sem previsão4
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro4
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)4
cancelamento indevido da passagem de volta4
cobrança de valor para a devolução do produto4
suspensão indevida do fornecimento4
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking4
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares3
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória3
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento3
cobrança por irregularidade ou defeito na medição3
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico3
reajuste - discordância / dúvida2
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado2
atraso/ cancelamento do serviço2
má qualidade do serviço2
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)2
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência2
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)2
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia2
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo2
serviço não realizado no prazo ou incompleto2
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)2
não entrega de cartão2
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)2
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)2
produto falsificado2
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)2
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária2
atraso de voo2
embalagem danificada / violada2
falha de segurança (furto, roubo, violação)1
falta de peça de reposição1
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)1
recusa / dificuldade de atendimento emergencial1
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)1
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio1
divergência de peso, volume e quantidade1
descumprimento do estatuto do idoso1
venda casada1
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)1
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário1
faturamento mini/microgeração - erro no cálculo/uso dos créditos (energia solar, eólica etc)1
recall ? descumprimento, dúvida1
interrupção/instabilidade do fornecimento1
contestação do valor de resgate1
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual1
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)1
dificuldade/recusa de resgate1
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação927
contrato / oferta319
vício de qualidade257
atendimento / sac242
informação221
entrega do produto83
saúde e segurança14


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em São Luís

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

São Luís possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em São Luís. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Serasa Experian 164
Caixa Econômica Federal86
Latam Airlines (Tam)78
Oi Fixo77
Vivo - Telefônica76
Banco do Brasil72
Equatorial Maranhão (CEMAR)69
Claro Celular65
Gol Linhas Aéreas55
Mercado Pago54


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos720
entre 21 a 30 anos586
entre 41 a 50 anos294
entre 51 a 60 anos208
entre 61 a 70 anos156
mais de 70 anos65
até 20 anos34


Reclamações separadas por local de compra em São Luís

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de São Luís que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet805
Não comprei / contratei517
Loja física434
Telefone217
Domicílio65
Stand, feiras e eventos9
SMS / Mensagem de texto6
Catálogo5
Ganhei de presente5

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.