Reclamações da cidade de Brasília (DF) no PROCON

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Os moradores da cidade de Brasília do estado do Distrito Federal realizaram um total de 13356 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Brasília a seguir.

Maiores Problemas em Brasília no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores1360
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa1133
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato1016
não entrega / demora na entrega do produto678
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo649
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado643
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização610
dificuldade de contato / demora no atendimento427
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados329
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço313
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)312
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia299
cobrança após cancelamento do serviço241
cancelamento de voo239
sac - dificuldade para cancelar o serviço234
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado231
sac - dificuldadede de contato / acesso227
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo200
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)177
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)162
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)160
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória129
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)124
produto entregue incompleto / diferente do pedido118
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento118
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)117
dificuldade para contratar / recusa injustificada108
renegociação / parcelamento de dívida108
suspensão ou desligamento indevido do serviço100
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica100
dificuldade para alterar/ ativar serviços98
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)94
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)92
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço91
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor91
negativação indevida referente à pagamento já efetuado84
portabilidade não efetivada79
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio76
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça74
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)73
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço72
sac - descortesia / despreparo / demora71
dificuldade / demora para cancelar o serviço 68
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)61
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)60
cobrança de compra/saque não reconhecido60
funcionamento inadequado do serviço58
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação58
bloqueio / suspensão indevida do serviço56
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor55
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro54
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto52
clonagem, fraude, furto e roubo49
cancelamento indevido da passagem de volta47
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço40
serviço não realizado no prazo ou incompleto39
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc38
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida37
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio32
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização32
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado31
cartão não solicitado - envio ou cobrança30
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)27
não entrega de cartão27
má qualidade do serviço25
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)22
margem consignável - bloqueio/ contestação22
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)21
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)21
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)21
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo21
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência20
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária20
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking18
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico17
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)16
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)16
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares16
serviço indisponível para a região ou sem previsão16
interrupção/instabilidade do fornecimento15
falta de peça de reposição15
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia14
atraso de voo14
embalagem danificada / violada14
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)14
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)13
venda casada13
falta de atendimento prioritário13
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)13
produto falsificado12
cobrança de valor para a devolução do produto11
cobrança por irregularidade ou defeito na medição11
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)11
ausência / divergência de preço10
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia9
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento9
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta9
divergência de peso, volume e quantidade8
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)8
recall ? descumprimento, dúvida7
descumprimento do estatuto do idoso7
dificuldade / demora para alterar o nome do passageiro7
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado7
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço6
falta de acesso a comunicação, alimentação, acomodação e/ou traslado em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo6
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio6
não entrega / demora na entrega do imóvel6
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada6
recusa / dificuldade de atendimento emergencial5
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)5
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química5
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual5
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)5
falha de segurança (furto, roubo, violação)4
dificuldade/recusa de resgate4
dificuldade para embarque com bagagem de mão4
inadequação das instalações/ acomodações4
não recebimento de justificativa por escrito da negativa de cobertura3
cobrança indevida por excesso de bagagem3
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras3
reajuste - discordância / dúvida3
dificuldade na manutenção do plano - aposentado/ demitido3
suspensão indevida do fornecimento3
atraso/ cancelamento do serviço3
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente3
busca e apreensão indevida3
inadequação dos serviços a pessoas com necessidade de assistência especial (embarque, assento, equipamentos etc)2
adaptação de plano não efetivada2
produto entregue incompleto / diferente do contratado2
não entrega do contrato2
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)2
dificuldade na utilização de telefone público (danificado, créditos, falta conservação, sem funcionamento, ausência)2
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada2
presença de sujidades, insetos ou objetos estranhos2
ausência do profissional de saúde / responsável técnico2
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento2
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)1
contestação do valor de resgate1
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação1
reajuste - descumprimento do estatuto do idoso1
produto sem inspeção / sem registro / registro falso1
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga1
não fornecimento de nota fiscal/recibo1
dificuldade para mudança de poste/rede (instalado pela concessionária)1
faturamento mini/microgeração - erro no cálculo/uso dos créditos (energia solar, eólica etc)1
fechamento da instituição (descontinuidade do serviço)1
fila em banco1
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento1
descumprimento de prazo para consulta/ exames1
não fornecimento da conta detalhada1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação5023
contrato / oferta2614
atendimento / sac2234
vício de qualidade1664
informação907
entrega do produto844
saúde e segurança70


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Brasília

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Brasília possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Brasília. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Latam Airlines (Tam)843
Gol Linhas Aéreas793
Vivo - Telefônica741
Serasa Experian 584
Claro Celular537
Decolar.com483
Tim438
NET356
Caixa Econômica Federal335
Mercado Pago279


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos5093
entre 21 a 30 anos3131
entre 41 a 50 anos2784
entre 51 a 60 anos1385
entre 61 a 70 anos598
mais de 70 anos199
até 20 anos166


Reclamações separadas por local de compra em Brasília

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Brasília que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet7285
Não comprei / contratei2322
Telefone1792
Loja física1564
Domicílio208
SMS / Mensagem de texto49
Catálogo47
Ganhei de presente45
Stand, feiras e eventos44

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.