Reclamações da cidade de Fortaleza (CE) no PROCON

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Os moradores da cidade de Fortaleza do estado do Ceará realizaram um total de 5059 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Fortaleza a seguir.

Maiores Problemas em Fortaleza no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa431
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores421
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato349
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização349
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado290
não entrega / demora na entrega do produto230
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo216
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados206
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia124
dificuldade de contato / demora no atendimento121
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)96
sac - dificuldade para cancelar o serviço87
cobrança após cancelamento do serviço86
renegociação / parcelamento de dívida72
sac - dificuldadede de contato / acesso72
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço70
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado68
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização66
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)61
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)61
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)57
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento53
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo51
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça50
produto entregue incompleto / diferente do pedido48
cobrança por irregularidade ou defeito na medição47
cancelamento de voo45
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)41
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica41
dificuldade para contratar / recusa injustificada39
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)39
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)37
portabilidade não efetivada36
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)35
dificuldade para alterar/ ativar serviços34
sac - descortesia / despreparo / demora33
negativação indevida referente à pagamento já efetuado32
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio30
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)29
bloqueio / suspensão indevida do serviço29
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado29
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço27
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória27
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação26
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço26
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto24
funcionamento inadequado do serviço23
suspensão ou desligamento indevido do serviço23
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor23
clonagem, fraude, furto e roubo22
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço22
cobrança de compra/saque não reconhecido20
dificuldade / demora para cancelar o serviço 20
serviço não realizado no prazo ou incompleto19
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor18
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)17
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro16
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária15
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking15
cartão não solicitado - envio ou cobrança15
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)15
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida15
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)14
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio13
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)13
interrupção/instabilidade do fornecimento13
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)12
má qualidade do serviço12
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência11
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)10
suspensão indevida do fornecimento10
reajuste - discordância / dúvida9
falta de peça de reposição9
extravio/ avaria de bagagem, carga, correspondência (ressarcimento, indenizações)9
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)8
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo8
cancelamento indevido da passagem de volta7
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento7
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)6
margem consignável - bloqueio/ contestação6
dificuldade para desligamento da energia / encerramento contratual6
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc6
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado6
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares5
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico5
recusa / dificuldade de atendimento emergencial5
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)5
produto falsificado5
cláusulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia5
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)4
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço4
faturamento mini/microgeração - erro no cálculo/uso dos créditos (energia solar, eólica etc)4
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada4
não entrega de cartão4
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)4
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras4
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga3
ausência / divergência de preço3
dificuldade para mudança de poste/rede (instalado pela concessionária)3
embalagem danificada / violada3
imposição de multa indevida / abusiva (não prevista em contrato ou em valor diverso do contratado)3
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação3
venda casada3
dificuldade para conexão de mini/microgeração (energia solar, eólica etc)2
cobrança indevida por excesso de bagagem2
alteração de odor, sabor, aspecto ou composição química2
falta de acessibilidade ou de atendimento prioritário2
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)2
não entrega / demora na entrega do imóvel2
falha de segurança (furto, roubo, violação)2
falta de atendimento prioritário2
dificuldade/recusa de resgate2
não fornecimento da conta detalhada2
serviço indisponível para a região ou sem previsão2
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente2
dificuldade para religação após suspensão do fornecimento2
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta2
atraso de voo2
dificuldade na recarga de créditos (não inserida, não revalidada)2
fila em banco2
descumprimento do estatuto do idoso2
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)1
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada1
busca e apreensão indevida1
atraso/ cancelamento do serviço1
descredenciamento de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc)1
contrato - claúsulas irregulares / abusivas / de interpretação dúbia1
inadequação dos serviços a pessoas com necessidade de assistência especial (embarque, assento, equipamentos etc)1
cobrança de valor para a devolução do produto1
recall ? descumprimento, dúvida1
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação2016
contrato / oferta903
atendimento / sac736
vício de qualidade608
informação467
entrega do produto288
saúde e segurança41


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Fortaleza

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Fortaleza possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Fortaleza. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Enel Distribuição Ceará (Coelce)368
Serasa Experian 361
Tim202
Gol Linhas Aéreas191
Latam Airlines (Tam)169
Vivo - Telefônica162
Claro Celular155
Caixa Econômica Federal138
Cagece129
Mercado Pago128


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos1989
entre 21 a 30 anos1402
entre 41 a 50 anos711
entre 51 a 60 anos412
entre 61 a 70 anos305
mais de 70 anos157
até 20 anos83


Reclamações separadas por local de compra em Fortaleza

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Fortaleza que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet2309
Não comprei / contratei1180
Loja física718
Telefone590
Domicílio186
Ganhei de presente22
SMS / Mensagem de texto21
Stand, feiras e eventos21
Catálogo12

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.