Reclamações da cidade de Sorocaba (SP) no PROCON

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Os moradores da cidade de Sorocaba do estado de São Paulo realizaram um total de 2385 reclamações no PROCON Online nos últimos 30 dias.

Vamos ver dados estatísticos de reclamações em Sorocaba a seguir.

Maiores Problemas em Sorocaba no PROCON nos últimos 30 dias

ProblemaReclamações
cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar o contrato201
oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa188
cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado156
dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores154
dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização145
não entrega / demora na entrega do produto88
sac - demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo85
dificuldade de contato / demora no atendimento72
cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados70
produto danificado / não funciona - dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia69
cobrança em duplicidade / cobrança referente a pagamento já efetuado62
não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço59
dificuldade de contato / acesso a outros canais (exceto sac)48
cobrança após cancelamento do serviço45
funcionamento inadequado do serviço (má qualidade do sinal, instabilidade, queda)42
cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas)41
cobrança por serviço não fornecido/ em desacordo com a utilização / fora do prazo41
sac - dificuldade para cancelar o serviço39
sac - dificuldadede de contato / acesso37
renegociação / parcelamento de dívida37
dificuldade para alterar ou cancelar o contrato /serviço32
má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)30
produto entregue incompleto / diferente do pedido28
não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento26
portabilidade não efetivada25
alteração de plano/contrato sem solicitação ou aviso prévio24
má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (exceto sac)23
negativação indevida (spc, serasa, scpc etc)22
dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço21
suspensão ou desligamento indevido do serviço20
cobrança de compra/saque não reconhecido19
dificuldade para contratar / recusa injustificada18
produto danificado / não funciona - falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência técnica17
clonagem, fraude, furto e roubo16
dificuldade para alterar/ ativar serviços16
sac - descortesia / despreparo / demora15
cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça15
dificuldade para obter boleto de quitação ou informações acerca de cálculos, pagamentos, saldo devedor14
recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)13
negativação indevida referente à pagamento já efetuado12
funcionamento inadequado do serviço12
dificuldade de cancelamento/ exclusão do cadastro12
negativação indevida - desconhece motivo e/ou fornecedor11
cancelamento de voo10
bloqueio / suspensão indevida do serviço10
negativação indevida sem contratação do serviço ? fraude bancária9
negativa de cobertura / demora injustificada ou divergência na indenização9
cobrança por irregularidade ou defeito na medição9
dados pessoais incorretos ? dificuldade de retificação9
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço/utilização do produto9
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço8
cartão não solicitado - envio ou cobrança8
informações incompletas / inadequadas sobre o produto (na oferta ou no manual)8
má qualidade do serviço7
dificuldade de contato ou acesso aos serviços - caixa eletrônico, agência, internet banking7
negativação indevida referente a cobrança não reconhecida7
dificuldade de acesso a dados pessoais ou financeiros (score)6
cobrança de valor para a devolução do produto6
informações incompletas / inadequadas sobre o serviço, plano, promoção etc6
publicidade abusiva / ofensiva / discriminatória6
cobrança por serviços não realizados / atrasados ou por consumo elevado6
cobrança adicional não informada previamente (frete, montagem, taxas)5
danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos)5
interrupção/instabilidade do fornecimento (falta de energia frequente, flutuação/oscilação do nível de tensão)5
negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento)4
falta de informação sobre atraso, cancelamento ou interrupção de voo4
alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio4
serviço não realizado no prazo ou incompleto4
dificuldades com programas de fidelidade / pontuação (resgate, alteração, transferência etc)4
venda casada (garantia estendida, seguro, cursos etc)4
margem consignável - bloqueio/ contestação4
dificuldade / demora para alterar o contrato de serviço (alteração de voo)4
dificuldade para obter nova ligação de energia ou alteração de carga (sem necessidade de obras)3
ausência / divergência de preço3
não entrega de diploma, histórico ou outros documentos escolares3
demora na montagem / montagem incorreta / incompleta3
risco, dano físico ou mal estar decorrente da prestação do serviço (poste/rede em mau estado, quedas de energia, flutuação/oscilação do nível de tensão etc)3
não entrega de cartão3
descumprimento do estatuto do idoso3
cobrança de valores não previstos / não informados (multa, encargos, honorários etc)3
plano/ serviço extinto sem substituto equivalente3
reajuste - discordância / dúvida3
problemas na estrutura / problemas na construção não reparados3
ausência do profissional de saúde / responsável técnico3
serviço indisponível para a região ou sem previsão3
fidelização indevida (multa não permitida, acima do prazo, não informada)2
negativação indevida referente a tarifa, taxas não previstas contrato / serviço2
suspensão indevida do fornecimento2
dificuldade / demora para cancelar o serviço 2
falta de peça de reposição2
dificuldade/recusa de resgate2
sac - dificuldade em obter protocolo, gravação ou histórico2
produto entregue incompleto / diferente do pedido / danificado2
cancelamento indevido da passagem de volta2
negativa de cobertura total ou parcial / demora injustificada2
dificuldade / atraso no reembolso / reembolso de antecipação de obras1
recall ? descumprimento, dúvida1
dificuldade de pagamento, saque, depósito, transferência1
informações incompletas / inadequadas sobre o imóvel ou financiamento1
c?obrança de participação financeira em obra? para ligação de energia ou alteração de carga1
falha de segurança (furto, roubo, violação)1
negativa de embarque de passageiro (preterição / overbooking)1
embalagem danificada / violada1
dificuldade na inclusão em tarifa social ? recusa / falta de informação1
data de validade vencida, ilegível, inexistente ou adulterada1
produto falsificado1
reajuste ? dúvida ou discordância (exceto idoso)1
recusa / dificuldade de atendimento emergencial1
fila em banco1
alteração da apólice sem solicitação / aviso prévio1
venda casada (imposição de seguro, empréstimo, título de capitalização etc)1
busca e apreensão indevida1
dificuldade para atualização cadastral ou para acesso aos dados cadastrados/ alteração de vencimento1
dificuldade para contratar o serviço (problema operacionais, acesso aos canais de venda etc)1
📋 Ver tabela completa de problemas


Reclamações por grupo de problema

Grupo geral de problemas ordenados por reclamações.

Grupo do ProblemaReclamações
cobrança / contestação993
contrato / oferta420
atendimento / sac354
vício de qualidade295
informação188
entrega do produto121
saúde e segurança14


Top 10 empresas que mais receberam reclamações no PROCON em Sorocaba

Os números a seguir são somente das reclamações realizadas no PROCON Online.

Sorocaba possui seu PROCON Municipal onde também são realizadas reclamações. Os dados a seguir são fornecidos pelo PROCON Online em seus dados abertos.

Os dados no quadro abaixo são dos últimos 30 dias em Sorocaba. Você pode clicar na empresa para ver dados estatísticos dela.

EmpresaReclamações
Vivo - Telefônica143
Serasa Experian 131
Claro Celular125
NET122
Tim89
Mercado Pago83
Caixa Econômica Federal71
Decolar.com65
CPFL Energia55
Banco C6 Consignado (Banco Ficsa)46


Reclamações no Procon por Faixa Etária

Faixa EtáriaReclamações
entre 31 a 40 anos750
entre 21 a 30 anos535
entre 41 a 50 anos476
entre 51 a 60 anos306
entre 61 a 70 anos217
mais de 70 anos57
até 20 anos44


Reclamações separadas por local de compra em Sorocaba

As informações a seguir são relativas ao local de compra (ou a origem da compra) do produto ou serviço dos moradores de Sorocaba que gerou algum tipo de insatisfação fazendo com que fosse aberta uma reclamação no PROCON.

LocalReclamações
Internet930
Não comprei / contratei585
Loja física391
Telefone364
Domicílio81
SMS / Mensagem de texto12
Stand, feiras e eventos8
Ganhei de presente7
Catálogo7

Disk 151 PROCON

Deseja fazer uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade? Disque em seu aparelho celular ou telefone fixo o número 151. Este número é um canal de atendimento criado para o consumidor buscar orientações, bem como efetuar denúncias sobre negociações e aquisições de produtos e serviços.